sexta-feira, 25 de abril de 2014




Caminhos de Ògún

Ògún Mejé - Ligado a Exú, é o Ògún dos cemiterios. Leva vermelho, mas como todo Ògún sua cor predominante é o azul. Representa o tipo agitado, impetuoso.

Ògún Alágbèdé - Ligado a Iyemanjá, sendo marido de Ogunté e pai de Akoro. É o Ògún dos ferreiros, o ferramenteiro. Representa o tipo mais velho de Ogum, os trabalhadores conscienciosos, severos, ciente de seus deveres como de seus direitos, exigente e rabugento.

Ògún Já - Ligado a Oxaguiã, é o guerreiro de Obatalá. Conhecido por receber cães silvestres como oferenda. Veste azul com branco. Representa o tipo quente e nervoso.

Ògún Wari - Ligado a Oxum, é o ferreiro dos metais dourados. – Um Ògún perigoso, dado da feitiçaria, ligado ao màriwò, aos antepassados. Tem temperamento difícil, suscetível, autoritário o espírito dogmático. Gosta de comer marreco e pato. Veste um azul mais claro.

Ògún Akoró - Ligado a Oxossi, é o verdadeiro caçador. Filho de Ogunté, Akoró é um tipo de Ògún jovem e dinâmico, entusiasta, era preendedor, cheio de iniciativa, protetor seguro, amigo fiel, e muito ligado a mãe. Irmão de Oxossi, ligado a floresta. Veste azul ou verde.

Ògún Oniré – Oniré é um Ògún antigo que desapareceu debaixo da terra. Guerreiro impulsivo é o cortador de cabeças, ligado à morte e aos antepassados; orgulhoso, muito impaciente, arrebatado, não pensa antes de agir, mas acalma-se rapidamente.

Ògún Olode – Aquele que mora do lado de fora, chefe dos caçadores. Solitário, seu temperamento se assemelha a Oxossi. Só come nas trilhas da mata, come caça. Carrega um Ofá. Veste verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário