sexta-feira, 25 de abril de 2014

O QUE É UMA PESSOA ABICU?
Os Abicus (Abiku),para os iorubás,são crianças que combinam,antes do seu nascimento,na hora de virem para o aiê (terra),o momento certo de retornarem ao orum (céu).
Se existe uma certeza na vida de todas as pessoas é a morte,porém nao sabemos nunca o momento certo de sua chegada.Para a sociedade dos abicus-egbé orun-,no entanto esta é desejada e programada,numa forma de retornar ao seio desta sociedade o mais rapido possivel.Essa não é uma forma de castigar seus pais,mas somente de retornar ao convívio,mais uma vez,dos seus companheiros.São crianças que nao tem a menor intençao de viver muito tempo no aiê.
O abicu não é um ser maligno,ele é uma criança teimosa e instável,com desejo firmado e proprio,que insiste em se manter em constante viagem entre o orum e o aiê.Por serem crianças,tem todo o cuidado e apoio de Oya e Xango.Apessoa que é abicu parece estar cercada por um espectro negro,que atrapalha sua vida.São seus companheiros que se aglutinam em seu redor,desestabilizando sua permanencia no aiê.
Quando é descoberto, através dos oráculos,que uma pessoa é abicu,existem diversos preceitos liturgicos que ajudam a impelir a sua morte precoce.Isto se consegue através de liturgias especiais,de ebés e muitas vezes a necessidade imediata de sua feitura no candomblé.Esta iniciação,porém,é produzida de forma muito diferente das demais.A intenção é fazer com que ele permaneça no aiê,sem que exista nenhuma brecha para que possa retornar instantaneamente ao orum.Após a realização de variadas liturgias,uma divindade que venha através dos ¨caminhos¨do seu oduntomará conta de seu orí e ele se tornará um iniciado como os demais do candomblé.Sua feitura,entretanto,não corresponde as regras preestabelecidas para as outras pessoas,pois a pessoa abicu NÃO PODERÁ TER SUA CABEÇA RASPADA.A retirada do cabelo dentro do candomblé,corresponde a um nascimento,a uma quebra de barreiras entreos dois niveis da existencia humana.esta quebra irá relembra-lo dos votos que foram feitos a sua sociedade , no orum,no momento de seu nascimento!
Se ocorrer a raspagem da cabeça,será muito mais facil que seus companheiros tenham livre acesso a ele,e sua morte entao poderá ser imediata! Com a sua iniciação feita adequadamente,por SACERDOTE HABILITADO,esta tênue delimitação se reforçará e se extinguirá!
As pessoas abicus são pessoas especiais,pois existem em numeros muito reduzido.Talvez em um grupo de 100 pessoas encontremos apenas uma nesta condição.São pessoas que costumam ser tratadas pejorativamente e até mesmo com um certo temor por outras pessoas, por absoluta falta de conhecimento.
Uma pessoa Abicu pode ser considerada um contrasenso biológico,pois segundo a ordem cronológica da natureza os que primeiro chegam ao aiê tem que ser os primeiros a voltar pro orum! Os netos que morrem antes de seus avós,e os filhos que morrem antes de seus pais,estão indo na contramao da natureza! No candomblé,temos a possibilidade de fazer com que pelo menos as crianças abicus se tornem adultas e gostem de viver no aiê,cumprindo assim o seu verdadeiro destino.

(Jefferson de Ogun Wari)

Nenhum comentário:

Postar um comentário